Perve Galeria

Fernando Lemos foi condecorado em São Paulo | 24 de Janeiro de 2012

Fernando_Lemos_assina_Livros

Fernando Lemos recebe “Prémio Governador do Estado para a Cultura 2011”
.
No âmbito das comemorações do 458º aniversário de São Paulo, a secretaria da cultura do Governo do Estado de São Paulo atribuiu a Fernando Lemos o “Prémio Governador do Estado para a Cultura 2011”.
O artista português que se destacou, a partir dos anos 40 do Séc. XX pela incursão no universo experimental da fotografia de carácter surrealista, foi distinguido na categoria de Artes Visuais e escolhido em unanimidade.
Entre as principais motivações para a escolha o júri destacou a realização recente da “Exposição Lá & Cá” que teve lugar na Pinacoteca do Estado de São Paulo entre Setembro e Novembro de 2011. Tratou-se da primeira grande exposição retrospectiva da obra de Fernando Lemos que congregou cerca de 200 obras de pinturas, desenhos, fotografias, objectos e gravuras, realizados entre 1947 e a actualidade.

A Perve Galeria marcou presença nessa mesma exposição com o lançamento do Livro-objecto artístico “Desenho Diacrónico”: uma edição de excelência, limitada a 150 exemplares, assinados e numerados pelos autores, onde se reproduz a obra mais recente de Fernando Lemos acompanhada de um texto inédito de Adolfo Luxúria Canibal, mentor do célebre grupo português Mão Morta.
O lançamento em São Paulo antecedeu a apresentação do livro em Lisboa na inauguração da exposição “Desenho Diacrónico” na Perve Galeria.
O livro-objecto artístico mantém-se disponível nas Galerias Perve (ver sff: http://www.pervegaleria.eu/home/index.php/edicoes-exclusivas/category/360-.html).
Os nossos parabéns ao autor!!