Perve Galeria

No 1º de Dezembro assinalam-se as Independências dos PALOP

CH3 bn2

No âmbito da exposição “Resistência e Liberdade - Independências na arte das Lusofonias”, realiza-se um programa performativo e poético no dia 1 de Dezembro, dia da Restauração da Independência de Portugal, que visa transformar este dia, simbolicamente, no Dia das independências dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), ocorridas há precisamente 40 anos.

O programa decorre a partir das 17.30h, no Palácio da Independência, no Rossio, e integra vários momentos, entre os quais a visita guiada à exposição com Carlos Cabral Nunes - curador da mostra e responsável da coleção Lusofonias.

Um dos pontos altos será a apresentação da instalação inédita “Manifesto Humanóide”, realizada especificamente para esta exposição por Edgar Pêra, a partir de excertos da obra "O Androide e o Humano" de Philip K. Dick, ditos pelo saudoso actor Nuno Melo , naquela que foi uma das suas últimas participações em projetos cinematográficos do realizador.

O programa contará também com performances e uma sessão de poesia, destacando-se, neste contexto, a participação de  Kwame Konde, autor do livro poético-revolucionário “Kórda Kaoberdi”, editado antes da independência do seu país, em 1973, em Paris e que incluía obras do artista cabo-verdiano Manuel Figueira, algumas das quais também incluídas na exposição.