Suzanna Lidegran



  ..:: Biografia

Violinista diplomada pelo Conservatório Real de Música da Dinamarca (DKDM), Copenhaga.
Natural de Ödeshög, Suécia, iniciou a sua educação musical aos cinco anos de idade, aprendendo violino, piano e, mais tarde, órgão. Estudou violino a nível particular com o Prof. Sven Karpe, discípulo de Karl Flesch e professor da Escola Superior de Música de Estocolmo (ESME). Realizou os seus estudos superiores de violino na ESME, com o Prof. Josef Grünfarb (1984-85), e no DKDM com o Prof. Milan Vitek, em violino, e Hanne Mulvad, em piano (1986-1992).
Participou em inúmeras Master Classes das quais salienta as de Sven Karpe, Liana Issakadze e Igor Ozim (Violino); as de Leo Berlin, Gerd Crawford, Kurt Lewin, Amalie Malling, José Ribera, Sven Karpe, Björn Sjögren, Gotlands-Kvartetten e Fresk-Kvartetten (Música de Câmara); a de Karl-Heinz Stockausen (Orquestra); e as de Cândido Lima e Emmanuel Nunes (Composição).
Desde cedo demonstrou igualmente um grande interesse pelo desenho e pela pintura. Estudou, na Suécia, arte e desenho com Anna Karin Hellsten e pintura com Vivianne Mansfield.
A música e a pintura sempre foram de mãos dadas ao longo do seu percurso artístico.
Em 1984 desenhou o reputado quarteto de cordas Gotlands-kvartetten (durante uma das master classes), desenho esse que foi adoptado pelo ensemble como logótipo.
Na Dinamarca, realizou uma exposição individual de pintura e escultura nas instalações do DKDM em Abril de 1987.
Veio, em 1989, para Portugal para, durante um ano, integrar a então criada Orquestra do Porto - Régie Cooperativa Sinfonia.
Inicia a actividade de professora de violino e de pianista acompanhadora na Artave-Escola Profissional Artística do Vale do Ave, em Caldas da Saúde, Santo Tirso, em 1991. Aí realizou uma exposição de pinturas individual ilustrada por composições musicais de sua autoria criadas para o efeito e executadas na cerimónia de inauguração.
Em 1996 inicia a actividade de professora de Violino no Conservatório de Música do Porto, escola onde, em exposição individual, apresentou obras de sua autoria durante a Primavera de 1997.
Em Portugal, a par de uma intensa actividade artístico-educativa no ensino de Violino, tem realizado recitais e concertos com diversas formações de câmara. Faz parte do ensemble dedicado à musíca contemporânea denominado Grupo Música Nova, dirigido pelo compositor Cândido Lima.

..:: Obras em Exposição




  A grávida
  Acrílico s/ tela
  Porto 2001
  (100 X 73 cm) 







  As laranjas
  Téc. mista s/   
   tela

  Porto, 2000
  (100 X 81 cm)




 

 

  Água
  Téc. mista s/
   tela
  Porto, 1996
  (100 X 60 cm)
 





   
Diptíco

Téc. Mista sobre tela
Porto, 2001 (120 X 50 cm)


 

 Azul
 Téc .Mista sobre  tela, 1996
 (100x60)





 

  Caras
  
Téc. Acrílico   sobre tela,   1995
  129x96
  

  ..:: Currículo de Exposições

1987
Exposição individual de pintura e escultura nas instalações do DKDM na Dinamarca.

1991
Exposição individual de pinturas ilustradas por composições musicais de sua autoria executadas na cerimónia de inauguração.

1997
Exposição individual na Escola do Conservatório de Música do Porto.