Artur Bual (n.1926 / f.1999)

Exposições Individuais (Algumas)
Galeria Pórtico, Diário de Notícias, Tempo, Alvarez-Dois, Museu de Amarante, Gees Van der Geer-Holanda, Galeria G. Arcano XXI, Galeria Artolfi, S. Francisco, Galeria Neupergama, Galeria de São Bento, Galeria do Hotel Bahia Palace, São Miguel, Açores, Galeria de Santa Justa, Galeria de Constância, etc.

Exposições Colectivas (Algumas)
Jovem Pintura, Galeria de Março, Salão de Arte Abstracta, Exposição de 17 Artistas Contemporâneos, Galeria Pórtico, Bienal de Paris, retrospectiva da Pintura Não-Figurativa em Portugal, Faculdade de Ciências de Lisboa, Gerais de Artes Plásticas, S.N.B.A.,I e II Salões de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian, Exposição de Arte Moderna Portuguesa, Museu de Arte Moderna de São Francisco da Califórnia, Exposição itinerante de Arte Moderna, Galeria Alvarez, 5 Pintores Portugueses na Sala de "Santa Catalina del Ateneo", Madrid, Salões de Arte Moderna da S.N.B.A., Salões dos Novíssimos, Salões da Junta de Turismo da Costa do Sol, 11 Artistas Portugueses no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Bienal "Branco e Negro", Lugano, 17 Pintores, Galeria Quadrante, com António Araújo e Francisco Relógio, Galeria Pórtico e Galeria Tempo, Exposições de Arte Moderna de Almada, Coimbra, Caldas da Rainha e Évora, II Exposição de Arte Moderna, Faculdade de Medicina de Lisboa, 15 Pintores Portugueses, Galeria Neupergama, Torres Novas, Exposição Itinerante nos Açores e Madeira da Colecção Calouste Gulbenkian, 60 Anos de Arte Portuguesa em Paris e Bruxelas, Fundação Calouste Gulbenkian, V, VI, e VII Bienais de São Paulo, I, II, III Bienal de Vila Nova de Cerveira, Arus, 25 de Abril - 1984, Ibérico, Campo Maior - 1984, Galeria São Bento 85, Exposições S.N.B.A., Artela, Sta. Justa, Ícaro. FAC, Centro Cultural de Idanha -a - Nova, etc.

Colaboração e Ilustração
Tomou parte nos Encontros Internacionais de Arte, Caldas da Rainha e VIla Nova de Cerveira, organização do Grupo Alvarez. Com Carlos Alvarez, colaborou como director plástico em várias obras de teatro levadas à cena no Teatro Experimental de Cascais. Executou o cartaz para a peça "Mãe" de S.I. Witklewicz, Teatro Experimental do Porto e no de Cascais. É director gráfico da Revista de Artes e Letras "Catavento" . Ilustrou os livros "Institutos Supremo" de Ferreira de Castro e "As Alegres noites de um Boticário" de Miguel Barbosa.

Prémios
Prémio Nacional Souza Cardoso atribuído pelos críticos de arte de Paris, na Bienal de Paris, Primeiro Prémio do Salão de Arte Moderna na Junta de Turismo da Costa do Sol. Segundo Prémio do Concurso de Pintura da B.P. Prémio da Revista Nova Gente de Artes Plásticas 1984, Prémio da Revista "Eles e Elas", Prémio de Artes Plásticas 1983.

Bibliografia
"Pintura e Pintores, etc.", de Fernando Guedes; Dicionário da Pintura Universal - Estúdios Cor; Abstract Painting - Harryn , Abrams, Inc. PublisherS, New York; Art . Larousse; Koogan Larousse, Selecções; "Encontros com Artur Bual" de Quirino Teixeira. Está representado em diversas colecções particulares, nacionais e estrangeiras, e no Palácio de Pegões; no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian; no Museu de Arte Contemporânea; no Museu Armindo Teixeira Lopes, em MIrandela; na Cãmara Municipal da Amadora, etc.